LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA


Áreas de Concentração:
Comunicação e Sociedade

Descrição:
As pesquisas a serem desenvolvidas neste programa deverão ter como foco central o papel da comunicação midiática na vida social contemporânea, em toda a sua complexidade, bem como as relações dialéticas da sociedade com as estruturas de poder e modos de funcionamento das organizações e sistemas de mídia e com a cultura digital. Serão valorizadas também pesquisas que se propuserem a dialogar com questões de desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, podem abranger tanto estudos sobre produtos e processos nas áreas de jornalismo, publicidade, meios audiovisuais e tecnologias digitais, quanto análises culturais, discursivas, políticas e econômicas das organizações e sistemas em questão.



Linhas de pesquisa:

1) Produtos, Processos e Discursos Midiáticos

Descrição:
Esta linha tem como foco central a investigação dos produtos jornalísticos, publicitários e audiovisuais, bem como de processos midiáticos com ênfase aos aspectos relativos às rotinas e culturas organizacionais, aos modelos de gestão, aos ethos profissionais, às linguagens e construções discursivas. e aos diversos impactos sociais e culturais da midiatização.

Ver corpo docente


2) Cultura, Economia e Políticas da Comunicação

Descrição:
Esta linha de pesquisa se define na análise dos processos e relações sociais estabelecidos ao longo do desenvolvimento dos sistemas midiáticos e das tecnologias de comunicação na vida contemporânea, tendo como referenciais epistemológicos e programáticos a economia política da informação e da comunicação; as teorias críticas da comunicação e da cultura; as geografias da comunicação e a sociologia política.

Ver corpo docente