Disciplina obrigatória do Núcleo Comum às duas linhas de pesquisa:
Teorias e Metodologias do Campo da Comunicação
Ementa: O curso pretende apresentar tópicos e problemáticas fundamentais sobre a construção do campo da comunicação, como também analisar como se têm estabelecido historicamente as relações entre o pensamento comunicacional e as perspectivas de desenvolvimento na contemporaneidade através do estudo das teóricas críticas fundamentais, a economia política das comunicações, o espaço público e as indústrias culturais. Serão aplicadas perspectivas histórica, epistemológica e, também, sistêmica, buscando a matriz interdisciplinar do objeto de estudo, bem como seus campos de intervenção e aplicação social. A disciplina focaliza atenção sobre procedimentos metodológicos de investigação dos fenômenos comunicacionais, verificando sua aplicabilidade lógica e técnica na formulação de problemas, análise e interpretação teóricos e empíricos.
Disciplina obrigatória à linha de pesquisa Produtos, Processos e Discursos Midiáticos:
Seminários Avançados sobre Produtos, Processos e Discursos Midiáticos
Ementa: A disciplina caracteriza e estuda os produtos, processos e discursos midiáticos, com ênfase nos modos de produção, circulação, consumo, uso social e construções sócio-culturais articuladas a estes objetos e as interações sociais que eles desenvolvem. Realiza um panorama de abordagens teóricas específicas, problematizando modelos e aplicações metodológicas para o estudo destes fenômenos, a partir da compreensão de suas matrizes lógicas de formulação, objetivos e alcance da investigação.
Disciplina obrigatória à linha de pesquisa Cultura, Economia e Políticas da Comunicação:
Seminários Avançados sobre Cultura, Economia e Políticas da Comunicação
Ementa: Estudo, caracterização e análise dos cenários, processos e relações sociais estabelecidos ao longo do desenvolvimento dos sistemas midiáticos e das tecnologias de comunicação na vida contemporânea. São privilegiados os referenciais epistemológicos e programáticos da economia política da informação, da comunicação e das redes; das teorias críticas da comunicação e da cultura; das geografias da comunicação e da sociologia política, bem como relacionados a matrizes analíticas e descritivas das estruturas, processos e fenômenos.
Disciplinas optativas da linha de pesquisa Produtos, Processos e Discursos Midiáticos:
História dos Processos de Produção Midiática
Ementa: A disciplina propõe localizar o surgimento das atividades midiáticas em processos sociais amplos e históricos que atravessam formas específicas de instituições e indicam modos de vínculos entre mídias e sociedade a partir do século XVI nas sociedades ocidentais: a) desenvolvimento de novas tecnologias de impressão, reprodução e circulação, bem como as mudanças na produção midiática com a Revolução Industrial e o novo mundo do trabalho; b) produção midiática e a construção e transmissão da cultura (criação de hábitos de leitura, de laços de identidade e simultaneidade sócio-culturais; c) produção midiática e as formas de ação política nos processos revolucionários e transformações da prática política; d) surgimento do mercado como regulador das relações de produção e troca midiática; e e) constituição das práticas, técnicas, processos e profissionalização dos produtores de conteúdos midiáticos, particularmente dos jornalistas nos séculos XIX e XX.
Cinema e Narrativas Sociais
Ementa: Esta disciplina propõe-se a traçar um breve histórico do cinema brasileiro, discutindo particularmente sua trajetória na contemporaneidade, em que se destacam determinadas estratégias discursivas e construções de narrativas voltadas às questões sociaise urbanas brasileiras. Violência, cidade, solidão, meio ambiente são, dentre outras, temáticas evocadas por produções que reconhecem o cinema como instância instituinte, capaz de gerar novas representações sobre o País, e especialmente sobre o Nordeste brasileiro. Assim, a disciplina dedica-se, pois, ao estudo do cinema brasileiro contemporâneo, com foco especial no novo cinema nordestino. Epistemologicamente tem como principal referencial as teorias narrativas do cinema, sem deixar de considerar possíveis contribuições vindas das ciências sociais, e particularmente da antropologia, ao estudo das questões sociais contemporâneas.
Sistemas de Monitoramento e Avaliação de Produtos e Processos Midiáticos
Ementa: A disciplina vai apresentar e discutir princípios, modelos e experiências de monitoramento e avaliação de produtos e processos midiáticos em sociedades democráticas. Por monitoramento, entende-se o acompanhamento regular ou eventual para fins de caracterização de produtos e processos. Por avaliação entende-se a aplicação de requisitos e indicadores com a finalidade de apontar níveis de satisfação para produtos e processos. Os objetos dos sistemas de monitoramento e avaliação são a gestão dos processos, o conteúdo dos produtos e o consequente agendamento de temas e questões por eles propostos. O resultado dos sistemas de monitoramento e avaliação é fundamental para oferecer e cobrar parâmetros de desempenho para os meios de comunicação e para a sociedade, a fim de fundamentar e propor ações voltados à sua qualificação.
Jornalismo, Identidade e Minorias Sociais
Ementa: Esta disciplina parte de uma revisão crítica dos conceitos de identidade cultural elaborados no âmbito dos Estudos Culturais, para propor uma análise das representações de um conjunto específico de grupos sociais tratados como "minorias" - mulheres, negros e homossexuais, em diversos produtos da mídia. Nesse sentido, foca-se, prioritariamente, nos estudos sobre segmentação da imprensa, entendida como veículo de difusão da visão de mundo de "grupos sociais historicamente discriminados": a imprensa negra, a imprensa feminina e a imprensa homossexual.
Política, Jornalismo, e Conflitos Profissionais
Ementa: Essa disciplina tem como objetivo analisar a relação entre jornalismo e política. Trata-se de abordar, por um lado, a as relações difusas do jornalismo com a política, enfatizando as lutas e os conflitos profissionais e os diversos usos do jornalismo. Por outro lado, é preciso considerar o processo de produção de notícias e a influência da imprensa na formação da agenda política, no debate público, na representação de grupos sociais e nos processos políticos e eleitorais, bem como os usos das mídias pelos atores políticos para posicionar candidaturas, conquistar votos e difundir programas.
Disciplinas optativas da linha de pesquisa Cultura, Economia e Políticas da Comunicação:
Comunicação e Meio Ambiente
Ementa: Esta disciplina parte dos pressupostos de que a questão ambiental é central em qualquer debate sobre a sociedade contemporânea e de que as mídias são elementos fundamentais na construção social de sentido. Propõe-se, então, a refletir sobre os modos como a questão ambiental é abordada pelo sistema midiático, exercendo papel estratégico nas relações de poder, na sensibilização individual e nas ações coletivas; a realizar uma revisão crítica dos processos de disputas discursivas sobre o meio ambiente e “desenvolvimento sustentável” a partir da Conferência de Estocolmo (1972) e dos chamados novos movimentos sociais; a analisar as interrelações entre a questão ambiental, o processo de expansão capitalista e a ideologia da “globalização”; e as formas como essas questões vêm sendo abordadas no jornalismo, no audiovisual, na publicidade, na s ações de marketing e na comunicação de “responsabilidade socioambiental, bem como o papel da comunicação de risco, das campanhas de “conscientização” e da mobilização em rede.
Economia da Comunicação e Indústrias Culturais
Ementa: Cultura e capitalismo; As contradições da informação; Publicidade e propaganda: forma e função; Comunicação e Capitalismo em perspectiva histórica: as três revoluções industriais; Capitalismo concorrencial e capitalismo monopolista; Capital, Estado, esfera pública e comunicação; Terceira Revolução Industrial, comunicação e conhecimento; Trabalho manual e trabalho intelectual; Os setores da comunicação (telecomunicações, informática e indústrias culturais), reestruturação produtiva e o paradigma da digitalização; A subsunção do trabalho intelectual; A economia da comunicação e da cultura e a taxonomia das indústrias culturais; A escola francesa da Economia da Comunicação e da Cultura; Especificidades dos processos de trabalho e de valorização nas indústrias culturais; Modelo integrado para o áudio-visual, o rádio e as indústrias conexas da edição; Economia política da Internet e da convergência; A Economia política da Internet em perspectiva histórica e as contradições da esfera pública global; Impactos da digitalização sobre os processos de trabalho e o mercado nas indústrias editoriais e de onda, com ênfase na TV digital; O caso da TV brasileira; História econômica da TV brasileira; TV de massa e segmentada; Políticas de comunicação no Brasil em perspectiva histórica, a privatização das telecomunicações e o debate sobre a regulamentação da TV digital terrestre.
Geografias da Comunicação Contemporânea
Ementa: O impacto das tecnologias digitais sobre as percepções de espaço e tempo na sociedade contemporânea tem afetado as relações de comunicação em suas diversas dimensões, alterando significativamente os fluxos de informação, os processos de produção e circulação de produtos midiáticos e a própria organização e operação das indústrias de mídia, em diferentes escalas geográficas: local, regional, nacional e global. Esta disciplina interessa-se, assim, pelos fluxos e contrafluxos de informação e pela comunicação em rede; pelas formas de concentração geográfica das organizações de mídia; e pelas relações comunicativas transfronteiras. Discute o valor do “lugar” e dá especial atenção às espacialidades híbridas: o ciberespaço, que transita entre o mundo virtual e os espaços da vida concreta; o glocal, que lida com a informação de proximidade sob a égide do global; os dispositivos de comunicação móvel, que geram novos referenciais de “aqui” e “agora”; e a comunicação regional, que se desenvolve entre a identidade e a diferença.
Telecomunicações, Economia e Sociedade
Ementa: Reestruturação Capitalista e o papel das telecomunicações; Evolução do setor das telecomunicações no mundo e no Brasil; Industrialização no Brasil: o processo de substituição de importações; Constituição do Sistema Telebrás; Crise do Estado Brasileiro; Liberalização, (Re) regulamentação e Privatização das telecomunicações no mundo e no Brasil; Dinâmica tecnológica no setor de telecomunicações; Telemática; Convergência audiovisualtelecomunicações-informática; Atuação das grandes operadoras.
Comunicação, Estado e Democracia
Ementa: A disciplina se propõe a abordar questões referentes a atuação das tecnologias da informação e da comunicação e das mídias nos processos de governança, na vida democrática e no aprofundamento da democracia em sociedades plurais, com ênfase nas especificidades dos países com democratização recente. Dentro desse espectro, e explorando as perspectivas normativas e instrumentais da comunicação, serão tratadas questões referentes à descentralização do Estado, políticas públicas, mecanismos de decisão, empowerment, accountability, participação social, legitimação democrática e inclusão e exclusão social. O que será realizado a partir de uma discussão aprofundada das noções de publicidade; esfera pública; opinião pública; sociedade civil; movimentos sociais; cidadania; comunicação pública; comunicação democrática; comunicação estratégica; deliberação pública; sistemas midiáticos; redes e fluxos de comunicação; e-governo; e-democracia; e-governança.
Comunicação da Cultura
Ementa: O conceito de cultura e suas relações com a comunicação têm sido amplamente discutido em diferentes conceitos epistemológicos. A presente disciplina pretende apresentar as bases teóricas dessa discussão fundadas no arcabouço teórico da Economia Política da Comunicação, viés que tem crescido e possibilitado uma análise que vai além de aspectos unicamente conjunturais para pensar tal dinâmica num sentido tanto macro quanto microssocial. A análise das dimensões social, política e econômica num mercado de trocas simbólicas torna-se fundamental para a compreensão das novas lógicas que se apresentam nos domínios cultural/comunicacional. Mercado, globalização, novas mídias e indústrias culturais são temas que serão tratados, de modo a oferecer um embasamento necessário para que se possa melhor compreender as transformações em curso na sociedade. Cabe, ainda, discutir as formações simbólicas e a produção de significados advindos da comunicação intercultural, redes sociais digitais estabelecendo, dessa forma, bases para se pensar uma cultura da comunicação.