CORPO DOCENTE

PROFESSORES EFETÍVOS:


LINHA 1

Carlos Eduardo Franciscato
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA, 2003)
http://lattes.cnpq.br/1800142109998891

Áreas de pesquisa: Estudos de Jornalismo

- Temáticas de interesse para orientação: Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, teoria do jornalismo, tecnologia e jornalismo digital, pesquisa aplicada e história do jornalismo.

- Projeto de pesquisa em andamento: Repensando as teorias sobre o jornalismo a partir das transformações tecnológicas contemporâneas (2014-2016):investiga de que modo as tecnologias contemporâneas de comunicação (convergência, digitalização, redes de comunicação móvel e interativa) demandam reformulação nas teorias constituídas no século XX para descrever e interpretar o jornalismo na forma como ele se manifestava nas mídias tradicionais, massivas, unidirecionais, analógicas e diferenciadas entre mídias clássicos (jornal, rádio e televisão).

- Textos de referência:

· FRANCISCATO, C. E. A Fabricação do Presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão (SE): Editora Universidade, 2005.

· FRANCISCATO, C. E. . Tendencies in the development and consolidation of journalism research in Brazil. Communicatio: South African journal for communication theory and research, v. 36, p. 172-184, 2010. Disponível em: http://www.unisa.ac.za/contents/faculties/humanities/comm/docs/Communicatio%2036%20%282%29_%202010.pdf

FRANCISCATO, C. E. . A construção do campo do jornalismo em uma perspectiva histórica. InTexto, v. 1, p. 1-15, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/view/6729

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Josenildo Luiz Guerra
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA, 2003)
http://lattes.cnpq.br/9091082575480314

- Áreas de pesquisa:Estudos de Jornalismo.

- Temáticas de interesse para orientação: Temas que se articulam, direta ou indiretamente, ao projeto em andamento (abaixo), compreendidos em três eixos: 1) critérios e gestão de qualidade, gestão de organizações jornalísticas e métodos de accountability; 2) o papel social do jornalismo em sociedades democráticas, valores-notícia e critérios de noticiabilidade, verdade e objetividade, pluralidade, fontes de informação, entre outros; 3) análises de cobertura, da produção jornalística e do uso de tecnologias de informação aplicadas à produção jornalística.

- Projeto de pesquisa em andamento: Gestão da qualidade em organizações jornalísticas: um panorama inicial(2014-2016). O projeto visa levantar e sistematizar critérios, parâmetros e metodologias de avaliação de desempenho editorial (qualidade), a fim de realizar uma avaliação experimental de organizações jornalísticas.

- Textos de referência:

· GUERRA, J. L. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; BALDESSAR, M. J. ; LIMA, S. P. .A qualidade do conteúdo da Agência Brasil/EBC: avaliação dos requisitos diversidade, pluralidade e cobertura de políticas públicas.Eptic online (UFS), v. 15, p. 153-173, 2013. Disponível em:http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/946/818

· GUERRA, Josenildo Luiz. Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao Jornalismo: possibilidades e diretrizes. In.: E-compós - Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v.13, n.3, set./dez. 2010.p. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/470/457

GUERRA, J. L. . O percurso interpretativo na produção da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. São Cristóvão: Editora UFS, 2008. v. 1.

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Matheus Pereira Mattos Felizola
Doutorado em Ciências Sociais (UFRN, 2012)
http://lattes.cnpq.br/5611829504195938

- Áreas de pesquisa:Estudos de Publicidade, Propaganda e Marketing

- Temáticas de interesse para orientação: Marketing, Consumo e Comunicação Organizacional

- Projeto de Pesquisa em andamento: Consumo cultural dos jovens sergipanos em tempos de convergência midiática. Visacompreender de que forma o jovem conectado às redes sociais na internet estabelece interações através de uma lógica de recepção ativa junto com seus contatos e com os dispositivos tecnológicos à disposição, ampliando o repertório de referências para a construção de suas identidades.

- Texto de Referência:

FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos . Marketing & agronegócio : pesquisa de mercado junto a APL da suinicultura no agreste central em Sergipe. Apontamentos Midiáticos, v. 2, p. 1-15, 2014.

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Noel dos Santos Carvalho
Pós-doutorado em Multimeios (Unicamp, 2012)
Doutorado em Sociologia (USP, 2005)
http://lattes.cnpq.br/9305310105250534

- Áreas de pesquisa:Cinema e Audiovisual

- Temas de interesse de orientação:cinema brasileiro, representação audiovisual, cinema e TV, teorias do cinema, critica cinematográfica, cinema, TV e representação social, cinema documentário, produção cinematográfica, produção técnica em audiovisual (fotografia, som, arte, direção), economia do cinema e do audiovisual, estrutura institucional do audiovisual (leis de incentivo, mecanismos de fomento).

- Projeto de pesquisa em andamento:Modos de Produção Audiovisual e Representação Étnica - Os Filmes dos Realizadores Negros Brasileiros. O projeto investiga os filmes produzidos pelos realizadores negros que: 1) tematizaram a construção da identidade étnico-racial; 2) questionaram as representações estereotipadas e 3) construíram narrativas que dramatizam a experiência negra. As modalidades de produção são tomadas como estruturas que balizam os limites das representações.

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Raquel Marques Carriço Ferreira
Doutorado em Cinema e Televisão (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2011)
http://lattes.cnpq.br/8939015339881885

- Áreas de pesquisa:Estudos em publicidade, de audiência e recepção

- Temas de interesse de orientação: Estudos de audiência e recepção; estudos da produção publicitária e produção ficcional.

- Projeto de pesquisa em andamento: Exposição à propaganda: usos e gratificações. Objetiva desenvolver estudos empíricos que deem conta das motivações que levam os membros da audiência ao processo seletivo de exposição às mensagens publicitárias.

- Textos de referência:

· FERREIRA, Raquel Marques Carriço. Uma história das Audiências das Telenovelas portuguesas e brasileiras em Portugal. Estudos em Comunicação, v. 16, p. 1-15, 2014. Disponível em:http://www.ec.ubi.pt/ec/16/pdf/EC16-2014Jun-07.pdf

· FERREIRA, Raquel Marques Carriço . Consumo, Usos e Gratificações da Audiência das Telenovelas. E-Compós (Brasília), 2014.= Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/issue/current

- FERREIRA, Raquel Marques Carriço. Para encantar a audiência: ações publicitárias nas telenovelas. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, Universidad de Sevilla Nº 12, Vol.1, año 2014, PP. 52-64. Disponível em: http://www.revistacomunicacion.org/pdf/n12/Articulos/A4_Marques-Carri%C3%A7o_Para-encantar-a-audiencia.pdf



LINHA 2

César Ricardo Siqueira Bolaño
Pós-doutorado em Economia (USP, 2003)
Doutorado em Ciência Econômica (Unicamp, 1993)
http://lattes.cnpq.br/8320476763564207

- Área de pesquisa:Economia política da comunicação e da cultura

- Temas de interesse de orientação: Economia política da internet; impacto social, econômico, político e comunicacional das tecnologias da informação e da comunicação; sistemas de televisão no Brasil;

- Projeto de pesquisaem andamento:A televisão brasileira na era digital. Volta-se para a pesquisa dos dispositivos midiáticos audiovisuais entendidos como processos que fazem convergir tecnologias e formatos que afetam as estratégias discursivas e as condições de produção, circulação e consumo. Tais processos são investigados em pesquisas teórico-metodológicas e experimentais que levam em conta as dimensões técnicas, estéticas e discursivas dessas mídias, e os cenários políticos e econômicos implicados na convergência.

- Textos de referência:

· BOLAÑO, César et al. Economia Política da Internet. São Cristóvão: Editora UFS, 2011 vol. 1 e 2.

· BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: EDUC, 2004.

BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

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Edna Miola
Doutorado em Comunicação Social (UFMG, 2012)
http://lattes.cnpq.br/8089871576451243

- Áreas de pesquisa:Comunicação Política; Mídia e eleições, Democracia digital; Deliberação pública; Políticas de comunicação.

- Temáticas de interesse para orientação: A comunicação de Estado e de seus agentes por meio das plataformas de comunicação digital (a exemplo de portais governamentais e páginas em sites de redes sociais) e também nos media tradicionais; Construção da imagem pública política, campanhas políticas, propaganda eleitoral; Discursos político-mediáticos; A opinião pública e a construção do debate de questões de interesse comum em esferas institucionais, na esfera pública e nos media.

- Projeto de pesquisa em andamento: Dilemas da Comunicação no âmbito do Estado: conflitos entre a Propaganda e o Interesse Público.O projeto pretende analisar as estratégias comunicativas do ponto de vista dos possíveis conflitos entre o interesse público e a construção da imagem do governo e de seus agentes.

- Textos de referência:

· MIOLA, Edna. A Empresa Brasil de Comunicação e o Sistema da Política Midiática. Eptic (UFS), v. 15, p. 137-152, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/945/817

· MIOLA, Edna; MAIA, R. C. M. Jornalismo e política em pauta: tensões entre interesses públicos e privados no debate sobre a criação da Empresa Brasil de Comunicação. In: XXII Encontro Anual da COMPÓS, 2013, Salvador - BA. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_2010.pdf

MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, Edna. Deliberação mediada: uma tipologia das funções dos media para a formação do debate público. Estudos em Comunicacao, v. 7, p. 1-28, 2010. Disponível em: http://www.labcom.pt/ec/07/pdf/marques-miola-deliberacao.pdf

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Sonia Aguiar Lopes

Doutorado em Comunicação/ Ciência da Informação (ECO-UFRJ/Ibict, 1996)
http://lattes.cnpq.br/9240895275507045

- Áreas de pesquisa: Geografias da Comunicação; Comunicação Ambiental; Jornalismo Regional;

- Temáticas de interesse para orientação: influência dos referenciais geográficos na comunicação e nos sistemas de mídia, com foco especial na região Nordeste e na América Latina; comunicação ambiental; apropriações sociais das tecnologias digitais; mídia e movimentos sociais; redes sociais na Internet;

- Projeto de pesquisa em andamento: Geografias da Comunicação e regionalização midiática: diálogos epistemológicos interdisciplinares(pesquisa em estágio pós-doutoral): objetiva refinar os conceitos basilares da Geografia, como espacialidades, espaço-tempo, território, lugar, região e escala, e investigar suas aplicações nos estudos de mídia, comunicação e jornalismo.

- Textos de referência:

· AGUIAR, Sonia. Geografias da comunicação contemporânea: um mapa teórico e empírico do campo. Contemporânea, Vol.1, n.21, Ano 11, 2013. (Dossiê Geografias da Comunicação). Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/contemporanea/article/view/6960/5097

· AGUIAR, Sonia; CERQUEIRA, Jean Fábio. Comunicação ambiental como campo de estudos. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 13, n. 24, p.11-20), jan-jun, 2012. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1474/1191

AGUIAR, Sonia. Geografias e economia política da comunicação: diálogos de fronteira. Eptic in línea – Revista de Economía Política de a Tecnologías de a Información y de a Comunicación. Vol. XIII, nº 3, Sep-Dic, 2011. Disponível em:http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/306/204

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Verlane Aragão Santos
Doutorado em Desenvolvimento Econômico (UFPR, 2007)
http://lattes.cnpq.br/8919654003573846

- Áreas de pesquisa: Economia Política da Comunicação e da Cultura; Economia das Telecomunicações.

- Temáticas de interesse para orientação: Economia política da cultura; impacto da convergência nos setores da comunicação e da cultura; digitalização das indústrias culturais;cadeias produtivas da cultura.

- Projeto de pesquisa em andamento: Economia política da música em Sergipe: trabalho, tecnologia e mercado. Objetiva analisar a dinâmica de produção, distribuição e comercialização de conteúdo musical no Estado, referenciando-se no processo de digitalização geral das indústrias culturais.

- Textos de referência:

· BOLANO, C. R. S.; SANTOS, V. A. Cultura, desarrollo y economía política de la comunicación brasileña. In: Marcelo Martínez Hermida; José Ángel Brandariz; Xesús Lage. (Org.). Comunicación y Desarrollo. 1a.ed. Buenos Aires: La Crujía, 2013.

· SANTOS, V. A.. Dimensões e implicações da convergência tecnológica no macrossetor das comunicações. In: Valério Cruz Brittos; Ruy Sardinha Lopes. (Org.). Políticas de comunicação e sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2012.

· SANTOS, V. A.. A firma-rede e as novas configurações do trabalho nas telecomunicações brasileiras. 1. ed. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008



PROFESSORES COLABORADORES:

LINHA 1

Fernanda Rios Petrarca
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2; Orientadora de Doutorado
Pós-doutorado em Sociologia (UFRGS, 2009)
Doutorado em Sociologia (UFRGS, 2007)
http://lattes.cnpq.br/4454844561473539

- Área de pesquisa:Sociologia do jornalismo e processos de produção de notícias

- Interesses de pesquisa e orientação: Temas que estejam relacionados, por um lado, à construção do jornalismo como categoria profissional, formas de organização da profissão (especialidades, distribuição por gênero, tipos de mídia, entidades de representação profissional) e carreiras profissionais. Por outro lado, temas que estejam associados ao processo de produção de notícias, quadros de significados produzidos em tal processo e o perfil dos jornalistas.

- Textos de referência:

· PETRARCA, Fernanda Rios. Construção do Estado, esfera política e profissionalização do jornalismo no Brasil. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 18, p. 81-94, 2010.

· PETRARCA, Fernanda Rios. Narrativas de vida, representações e identidades profissionais no jornalismo. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 8, p. 8-27, 2009.

PETRARCA, Fernanda Rios. Atuação profissional, recursos políticos e padrões de investimento no jornalismo no RS. Estudos de Sociologia, v. 14, p. 169-189, 2009.

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LINHA 2


Lilian Cristina Monteiro França
Pós-Doutorado em História da Arte (Unicamp, 2007)
Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 1995)
http://lattes.cnpq.br/0782303696779647

- Área de Pesquisa: Comunicação da Cultura

- Temáticas de interesse para orientação:Financiamento coletivo de produtos culturais (crowfunding); sistemas de paywall e newsonomics; lifecasting, webcasting, streaming; newsgames; estratégias de integração de conteúdo via narrativas transmidiáticas; convergência midiática; monitoramento de redes sociais e suas aplicações (Twitter, Instagram, Storify).

- Projeto de pesquisa em andamento: Comunicação da Cultura.O objetivo do projeto é caracterizar e analisar as implicações sócio-econômico-político-culturais das práticas midiáticas, sobretudo aquelas baseadas em diferentes formas de interação sociotécnica.

- Textos de Referência:

· FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro. “Occupy Brazil”: configurando uma rede de reações. Revista Culturas Midiáticas. Ano VII, n. 12 - jan-jun/2014.