O Mestrado em Comunicação representa uma articulação institucional de um trabalho coletivo de pesquisa que vem se expressando na constituição de grupos de pesquisadores de diversos vínculos institucionais:
a) Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM)
É uma rede nacional e internacional de pesquisadores em Economia Política da Comunicação. A sede operacional da rede é na Universidade Federal de Sergipe, coordenada pelo prof. Dr. César Bolano. Em nível nacional, a rede articula os seguintes pesquisadores: Abraham Sicsú (UFPE); Alain Herscovici (UFES); Carlos Alberto da Silva (UFS); Cesare Galvan (Centro Josué de Castro/PE); Fernando Mattos (PUCCAMP); Murilo César Ramos (UnB); Valério Cruz Brittos (UNISINOS).
Em nível internacional, participam da rede Obscom os pesquisadores Eduardo Vizer (Un. de Buenos Aires – Argentina); Francisco Sierra Caballero (Un. de Sevilha – Espanha); Gabriel Kaplún (Un. de la República – Uruguai); Guillermo Mastrini (Un. de Buenos Aires – Argentina); José Manuel Moreno (Un. de Sevilha – Espanha); Luis Albornoz (Un. Complutense de Madrid – Espanha).
O portal Eptic (www.eptic.com.br), mantido pelo OBSCOM/UFS, tem contribuído para desenvolver a Economia Política da Comunicação (EPC) íbero-americana a partir de meados dos anos 1990. O portal recebeu, em 2003, o Prêmio Luiz Beltrão da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Tem registrado mais de 130 mil acessos anuais, articulando uma rede de pesquisadores de diferentes países da Europa e da América Latina, participantes de diversos grupos de trabalho vinculados ao tema.
O prof. César Bolano é presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e colaborador do Grupo de Investigação Comunicação, Empresa e Laboratório de Tecnologias da Informação e do Conhecimento (CELTIC), da Espanha, coordenado pelo professor Marcelo Martínez Hermida (ccmarc@usc.es). O CELTIC é um Laboratório da Comunicação para Empresas da Internet e Multimídia (COMEMNET), atuando também na Gestão da Comunicação para o desenvolvimento das empresas galegas de setores estratégicos da indústria e na Gestão da Formação na Comunicação e nas Tecnologias de Informação e do Conhecimento nas empresas.
O OBSCOM participa da articulação e produção dos Grupos de Trabalho em “Economia Política da Comunicação” das seguintes entidades e eventos científicos: Intercom, Alaic, Sopcom, Compoliticas e Compós.
b) Laboratório de Estudos em Jornalismo/UFS (LEJOR)
O Grupo de Pesquisa no CNPq Laboratório de Estudos em Jornalismo/UFS (LEJOR), tendo como líderes os professores doutores Carlos Eduardo Franciscato e Josenildo Luiz Guerra, vem se constituindo, desde a sua criação em 2003, um espaço institucional na Universidade Federal de Sergipe para articulação de pesquisadores e bolsistas em torno de projetos que tenham o jornalismo como principal objeto de estudo.
Em decorrência dos projetos de pesquisa que o LEJOR vem desenvolvendo, foi possível a montagem de uma biblioteca com publicações sobre Jornalismo e temas correlatos aos projetos, disponíveis para consulta para os bolsistas e estudantes envolvidos com os projetos. Pesquisadores do LEJOR atuam em redes de pesquisa nacionais e internacionais: o prof. Josenildo Guerra é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), criada no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Conta com doze grupos associados, tanto de instituições acadêmicas (como Monitor de Mídia, da Univali-SC e o Mídia e Política, da UnB) quanto de instituições não-acadêmicas mas de reconhecida atuação no campo das práticas de pesquisa e monitoramente de mídia (como o Observatório da Imprensa e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância). Recentemente, aprovou, junto à UNESCO, projeto de pesquisa denominado "Índice de Qualidade Jornalística". O prof. Carlos Franciscato é membro da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais, criada no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Esta rede reúne 26 membros de diversas instituições de ensino do País e tem como foco central analisar os efeitos das tecnologias digitais sobre o jornalismo e desenvolver modelos de pesquisa aplicada em jornalismo.
O professor Carlos Franciscato atuou como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) no período de 2007-2011. A SBPJor foi constituída em 2003 com o propósito de estimular estudos interdisciplinares avançados em jornalismo, realizando anualmente seu encontro nacional e eventos internacionais regulares, bem como a publicação do periódico Brazilian Journalism Research, revista científica bilíngüe (português e inglês) classificada pelo Qualis CAPES como B2.
c) Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA)
O Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq, foi criado em 2009, sob a coordenação da professora Sonia Aguiar, e tem como pesquisadores os doutorandos Jean Borba Cerqueira (PPGCOM-UFPE) e Michele Amorim (Prodema-UFS). Em 2011 e 2013, o grupo organizou o 1º e o 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), tendo lançado neste último a proposta de uma Rede Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (RICA). A profa. Sonia Aguiar é também membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e integra o grupo de pesquisa Geocom – Geografias da Comunicação, que tem como líder a pesquisadora Sonia Virgínia Moreira, da UERJ. Mais detalhes em: http://licaufs.blogspot.com/; http://theieca.org/; http://geografias.net.br/
d) Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA)
O grupo de pesquisa do CNPq, criado em 1995, desenvolve pesquisa na área de comunicação digital, com ênfase no jornalismo online, comunicação da cultura, destacando as relações da comunicação com outros campos, arte, sociologia, antropologia, novas tecnologias, educação. entre outros. O NUCA esteve envolvido na realização do Intercom nacional, no II Encontro Lusófono das Ciências da Comunicação, do qual publicou os Anais, além de outros seminários nacionais e internacionais. Coordenou por duas vezes o projeto de Cooperação Internacional Capes/ICCTI (Brasil-Portugal) e integrou a equipe liderada pelo Prof. Dr. César Bolaño no projeto de Cooperação Internacional Capes/COFECUB (Brasil-França). Atualmente finaliza protocolo de Cooperação com A City University of New York. O NUCA tem como líder a profa. Dra. Lilian França e como vice-líder a profa. Dra. Beatriz Colucci.